O leitor de código de barras é um equipamento eletrônico apropriado para leitura e captura de códigos de barras. Com ele, o trabalho é agilizado, sem necessidade de digitação manual.
A Limertech possui uma variedade de opções para sua empresa, com marcas renomadas como Bematech e Elgin, além da opção do leitor de código de barras sem-fio, que oferece o ganho de mobilidade e produtividade sem limitar o operador.
Como funciona leitor de código de barras
O código de barras funciona como o nosso documento de identificação, mas refere-se a produtos. Para realizar sua leitura, no entanto, é necessário contar com um tipo de equipamento específico que transforme a imagem em informação.
O leitor de código de barras, também chamado de scanner, emite um feixe de luz vermelha que percorre as barras, fazendo o seu reconhecimento por meio da cor — ou pela ausência dela. Assim, é feita a interpretação do código. Cada barra possui uma espessura diferente e refere-se a caracteres distintos do código binário. Em instantes, a informação é capturada, repassada ao computador e convertida em dados (unidade de venda, descrição, valor, etc).
Regularização
O Instituto de Pesos e Medidas (IPEM) é o órgão regulador de balanças e realiza a fiscalização para conferir se as pesagens estão sendo feitas corretamente. É importante que varejistas e proprietários dos estabelecimentos estejam atentos às leis que envolvem esses equipamentos e os mantenham em ordem.
Normalmente, as leis são mais rígidas quando as balanças realizam impressão de etiquetas destinadas a consumo final de um produto. Algumas informações são obrigatórias, por lei, como: descrição do produto, ingredientes usados em sua fabricação, tabela nutricional de alimentos, tara da embalagem, data de validade e pesagem, preço por unidade e preço a pagar.
Importância e aplicações
Realizar a leitura de código de barras é uma tecnologia importante para o varejo, pois este é um procedimento que garante agilidade na identificação dos itens, na separação dos produtos e na rotina de inventários e na venda. Seja no PDV, no controle de estoque ou no recebimento de mercadoria, é um tipo de leitura extremamente importante. Por isso, é preciso atenção ao escolher o modelo ideal, de acordo com sua aplicação e uso. Fique atento aos seguintes pontos:
- Demanda da sua loja: Avalie para que o leitor de código de barras será utilizado e com que frequência. Saber se será usado em estoque ou PDV, por exemplo, ajuda a identificar se o modelo deve ser fixo ou sem-fio.
- Tipo de mercadoria: tamanho do produto, bem como da embalagem, peso e tipo de superfície também influenciam na escolha do modelo. Um modelo com leitura a laser oferece uma capacidade melhor de leitura em superfícies irregulares.
- Tipo de código de barras: Em geral, não existe muita variação nos código de barras do Brasil (segue modelo europeu, com 13 números), mas em correspondentes bancários, por exemplos, muitas vezes são feitas leituras de código de contas com cerca de 48 dígitos.
- Fluxo de caixa: Se precisa de eficiência e agilidade na leitura, os modelos fixos são ideias.
Tipos de leitor de códigos de barras
Existem três tipos de leitores:
Leitor manual CCD
É indicado para códigos com boa definição e que não sejam pequenos. Não é recomendado para negócios de médio e grande porte e com grande variedade de produtos, pois é um modelo mais simples, que tem certa dificuldade para ler embalagens cilíndricas e molhadas.
Leitor manual laser
É eficiente para estabelecimentos que contam com grande fluxo de pessoas.
Leitor fixo laser
Este é o mais indicado para empresas que lidam com volumes altos de produtos e de fluxos de pessoas, como supermercados.
Solicite seu orçamento personalizado
Preencha o formulário no link abaixo e receba uma proposta única para sua empresa!